Paróquia de Palhais/Santo António

Ano Novo

O dia 1 de janeiro ficou marcado pelo começo de um novo ano. Mas isso é algo que acontece anualmente. Coina e Santo António da Charneca, dois locais de culto da Paróquia de Palhais/Santo António, ficaram marcados – para sempre? – por novidades arquitetónicas.

Na Eucaristia das 9h30 foi benzido o novo sacrário, que vem substituir um que passava despercebido. Uma generosa paroquiana, apaixonada por Jesus, prometeu ao Pároco – no começo do seu ministério – colaborar nas despesas de colocação de um novo sacrário. Dito e feito. Quase um ano depois, e após escutar a opinião do Conselho de Pastoral Paroquial, foi colocado e benzido um belo um sacrário circular, com 63 cms de diâmetro. As suas cores fortes jogam com a simplicidade do presbitério e da Igreja. Simultaneamente, capta a atenção de quem entra no templo, que é o pretendido. Que a Eucaristia, centro da vida dos cristãos, seja o alimento de quantos entrarem na igreja cinquentenária de Santo António da Charneca.

Às 11h30 foi a vez da Capela de Nossa Senhora do Remédios, em Coina, ser o alvo das atenções. Depois de um mês de trabalhos, devidamente orientados pelo sr. Guerra, a pequena Capela ganhou nova cor, nova beleza. Tornou-se num local onde se respira paz e silêncio, com um bonito jogo de cores e luzes. O sacrário, também ele restaurado, ajuda a enriquecer o espaço remodelado.

São pequenas obras que se juntam às pinturas das salas de catequese da Penalva, à criação de uma sala no lugar do palco de Santo António ou o nicho para a relíquia de Santa Faustina. Há muito para ser feito de novo, de remodelação ou manutenção. Muitos sonhos e objetivos. Tudo para que os paroquianos se sintam cada vez mais em casa na Paróquia de Palhais/Santo António.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email