Batismo

BATISMO

"Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"

Jesus

Jesus foi batizado e pediu aos Apóstolos para fazerem o mesmo. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e nascemos para uma vida nova com Deus, como filhos. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e somos incorporados na Igreja para crescer como discípulos-missionários.

Seja informado quando o curso "Jesus 1 2 3" estiver disponível e as marcações de batismo recomeçarem

Para iniciarmos este incrível caminho com Jesus e a Comunidade, pedimos que sigam o esquema abaixo e leiam as Perguntas & Respostas no fundo da página. Está tudo aqui!
*se desejar o batismo numa paróquia fora da Diocese de Setúbal, deve contactar a paróquia de residência para ser feito um processo de transferência. Consultar a Nota Pastoral do Cardeal Américo, Bispo de Setubal aqui.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Os pais das crianças e os jovens/adultos devem participar no Curso Jesus 1 2 3. No caso de dificuldades económicas, contacte a Paróquia para aceder gratuitamente. Posteriormente, participam numa tarde de oração onde se fará a marcação da data. Entretanto, os pais e jovens/adultos são convidados a participar na vida da comunidade. Consulte o esquema acima, pois alguns pais podem marcar diretamente, sem o curso. Recomendamos pelo menos 3 meses entre a preparação e a celebração.

Esperamos que pelo menos um dos pais seja crente e membro ativo na comunidade de fé (reza na comunidade, participa nas eucaristias, confessa-se, etc) e que acompanhe a criança no crescimento na fé e na comunidade, ensinando a amar a Deus e a amar os outros, a evitar o mal e a orar em família.

Esperamos que pelo menos um dos pais compreenda que o batismo não se celebra por tradição, por cultura, por vontade dos avós, para afastar doenças ou atrair sorte. Mas para iniciar um caminho de discipulado na Igreja. Isto é, crescer na amizade com Jesus, inserido numa comunidade. Por esse motivo, o batismo é uma celebração pública.

Assim, propomos a todos os pais que experimentem o Curso Alpha e participem no Curso Jesus 1 2 3 antes da marcação de data do batismo.

Quando os pais têm dúvidas de fé ou não são membros da comunidade de fé, devem considerar seriamente adiar o batismo, até se sentirem prontos para assumir a responsabilidade do batismo do mais novo ou que a criança possa decidir seguir Jesus por si mesma.

Esperamos que o jovem ou adulto decida seguir Jesus na comunidade e não esteja a pedir o batismo por outro motivo (por pressão dos pais ou avós, por motivos culturais ou mágicos, para ser padrinho…).

Esperamos que o candidato ao batismo compreenda que a Paróquia não é um “self-service” de batismos, que serve imediatamente cada “cliente”, à velocidade pretendida, no dia e hora desejados. Administraremos o batismo se verificarmos preparação e conversão da pessoa (Código de Direito Canónico, 836, 843 e 851).

Assim, propomos que experimente os Cursos Alpha e Jesus 1 2 3 e considere participar na vida ativa da Paróquia, ainda antes da marcação da data do batismo.

No caso de urgente necessidade, por motivos de doença ou acidente, o batismo pode ser celebrado em qualquer dia e hora. Não temos celebrações em dias de festas ou na quaresma (14 fev a 29 março 2024). Uma vez que o batismo insere a criança numa comunidade de fé, a celebração acontece durante a eucaristia dominical. Normalmente no primeiro domingo do mês (Palhais) ou no último (Santo António).

Pode descarregar este ficheiro com todas as informações.

PERGUNTAS & RESPOSTAS SOBRE OS CANDIDATOS A PADRINHOS

Sim, existem. Devem ser católicos ativos na sua comunidade de fé.

Entendemos que os padrinhos podem ser escolhidos em função de um grau de parentesco, amizade ou prestígio social. Mas, o ideal é que sejam cristãos no dia-a-dia, que se comprometam a ajudar a criança a ser melhor discípula de Jesus.

Caso contrário, serão “testemunhas” da celebração.

Todos devem ser maiores de 16 anos de idade, além de batizados, crismados e serem católicos comprometidos, com vivência da eucaristia.

Não. Apenas pode haver um padrinho e/ou uma madrinha.