
O Pároco com a Equipa de Liderança e após consulta dos Conselhos de Pastoral Paroquial, na linha das Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (08 maio 2020), da Diocese de Setúbal (16 maio 2020), em diálogo com alguns profissionais de saúde, decidimos manter medidas muito difíceis, mas bastante importantes para protegermos a Vida. Todos somos agentes de saúde pública e há alturas em que é necessário ter a coragem de tomar medidas pouco populares, mas necessárias para conter o vírus, pelo bem de todos. É isso que temos em mente.
Neste momento, a nossa missão é, em primeiro lugar, levar a esperança às pessoas, e a certeza de que Deus está no controlo de todas as coisas. Simultaneamente, somos socialmente responsáveis, reduzimos comportamentos que podem comportar riscos, diretos ou indiretos. A Paróquia preparou um documento, sempre em atualização, sobre as diferentes fases do desconfinamento (download aqui).
Devemos evitar ao máximo saídas desnecessárias e imprudentes. Aconselhamos toda a comunidade de fé, bem como a população em geral a seguir TODAS as recomendações das autoridades competentes.
Reduzimos os lugares dentro dos edifícios, para permitir que exista distância de segurança entre todos.
Por esse motivo, recomendamos a marcação de lugar para as eucaristias de fim de semana e pontualidade na chegada ao local, de 15 a 10 minutos antes da celebração. Asseguramos o lugar a quem marcar e for pontual.
Nos últimos meses, verificámos que há lugar para toda a gente que está na porta até 15 minutos antes da hora da celebração. No entanto, a marcação de lugar pode ser útil para evitar surpresas.
As celebrações on-line acontecem ao domingo às 11h00 (e repetição às 15h45, 17h30, 19h00 e 22h00) em direto.paroquia.pt. Todas as quartas, temos um encontro on-line, às 21h00 (“Hoje é Quarta”), além de oração às 7h00, à quinta, pelo Zoom.
Caso te sintas mal, com tosse, febre, dor de cabeça, ou pertences a um grupo de risco, fica em casa. Acompanha a emissão on-line ou por outro meio. Tu és Paróquia, mesmo que não possas estar fisicamente connosco!
Os doentes e idosos podem receber a comunhão em casa e a confissão, devendo contactar a Paróquia (21 803 9435).
As Equipas de Acolhimento e Limpeza estão na linha da frente e permitem que tudo corra bem e em segurança para todos.
Caso não estejam asseguradas as condições de segurança e higiene exigidas não há celebração. Por isso, precisamos de voluntários.
As seguintes orientações são válidas para todas as celebrações no interior do edifício da Igreja:
O que estamos a fazer:
Como nos podes ajudar:
Em nenhum caso se pode permitir que a festa e o encontro dos irmãos se transformem em focos de perigo, doença ou morte. Mas também não queremos que o medo nos impeça de viver e de celebrar. Estas orientações pretendem mesmo isso: contar com a responsabilidade e a boa vontade de cada um, para que, na oração, no canto, na escuta da Palavra e na partilha do Pão, todos possam encontrar-se com Deus, o Senhor da Igreja e com os outros irmãos. O não cumprimento destas e das restantes orientações disponíveis no site paroquia.pt, será motivo para impedirmos a entrada no edifício.
* Pertencem a grupo de risco, segundo a DGS: pessoas com mais de 65 anos; pessoas com doenças crónicas (doença cardíaca, pulmonar, neoplasias…); pessoas com compromisso do sistema imunitário (a fazer tratamentos de quimioterapia, tratamentos para doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla ou algumas doenças inflamatórias do intestino); pessoas infetadas com VIH/sida; doentes transplantados.
SUGERIMOS QUE AS PESSOAS PERTENCENTES A GRUPOS DE RISCO OPTEM PELA MISSA DA SEMANA (segue a liturgia de domingo; há menos pessoas; os cânticos são mais curtos)
Input your search keywords and press Enter.