Paróquia de Palhais/Santo António

A família

Juan Ambrosio, conhecido teólogo da Universidade Católica Portuguesa, visitou a Paróquia de Palhais/Santo António na fria noite de 15 de fevereiro, para dialogar com as pessoas. “A família: um fantástico poliedro” foi o tema escolhido para a reflexão sobre a Amoris Laetitia do Papa Francisco.

Iniciou fazendo um enquadramento da Exortação Apostólica Pós-Sinodal nos textos do Papa, mostrando que ele pretende uma Igreja em saída (Evangelii Gaudium), no meio do mundo, casa comum (Laudato Si), que leva a misericórdia a todos, crentes e afastados (Misericordia vultus), onde tudo se resolve (Misericordiae et misera). A família é importante nesta missão da Igreja. Daí que deve ser amada e respeitada por todos, sendo o amor o núcleo constitutivo e dinamizador da mesma.

De seguida, Juan Ambrosio seguiu apresentando a realidade atual e os desafios que se colocam às famílias. Como disse Francisco, o tema das famílias é um fantástico poliedro formado por muitas preocupações e questões (AL 4).

O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja (AL 31). O Professor soube aproveitar o tempo, ajudando os presentes a refletir sobre o seu papel na sociedade e na Igreja. É preciso aprender a olhar como Jesus olha, a caminhar como Jesus caminha. Temos de aprender a ser uma Igreja “poliédrica”, que tem em conta as verdades do Evangelho, que utiliza a lógica da misericórdia e adota um olhar diferenciado na proximidade. Temos de assumir o serviço à família como dimensão essencial da comunidade cristã.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email