Existimos para fazer discípulos-missionários que amam Deus e que amam os outros.
Imagina a Paróquia de Palhais/Santo António como uma casa acolhedora onde a Comunidade, em família, transformada pelo Espírito Santo, ama, reza, vive e serve como discípulos de Jesus e missionários do Evangelho.
Celebrar o segundo milénio da Ressurreição de Jesus (2033) com 2000 novos discípulos na Paróquia.
Somos uma Paróquia que quer atrair as pessoas que estão afastadas de Jesus ou que O desconhecem!
Trabalhamos a cultura de convite e acolhimento na Paróquia.
Falamos de Jesus como se fosse a primeira vez, com forte ardor, usando novas linguagens e métodos atuais.
Formamos, alinhamos e renovamos os líderes de todos os ministérios, grupos e movimentos.
Os mais jovens também são a Igreja do hoje; estão incluídos na estrutura de liderança da Paróquia, são escutados, acompanhados, apoiados.
Potenciamos os pequenos grupos, pequenas comunidades onde podem crescer as amizades, onde amadurece o espírito e onde existe apoio mútuo na caminhada com Deus.
Ajudamos as pessoas a amadurecer no conhecimento, em pequenos grupos de formação.
Trabalhamos a comunicação externa e interna, focada e coerente entre todos.
Apoiamos toda a vida paroquial e a sua renovação na força da oração.
O Game Plan é a estratégia da Paróquia para fazer discípulos-missionários.
Trabalhamos e vivemos o Game Plan, através de retiros, formações, homilias e outros meios, para as pessoas fazerem caminho para serem discípulas que fazem discípulos.
Excelência (fazer cada vez melhor, com transparência e sem desanimar; excelência como Deus e as pessoas merecem)
Convite (para um primeiro passo; para a generosidade; para o serviço…)
Expetativas claras (saber o que é esperado de nós e o que esperamos dos outros; cuidado na comunicação)
Conhecimento de números (medir e avaliar as vidas transformadas)
Liderança (acreditamos no potencial das pessoas e damos permissão para que façam acontecer)
Reunimo-nos para celebrar Eucaristia todos os domingos. Esperamos que todos os paroquianos (também os elementos das várias equipas, movimentos, ministérios e grupos) estejam presentes, a menos que estejam impedidos por doença, trabalho, viagem, cuidado de pessoas, situação de risco pandémico. No encontro semanal, somos alimentados pela Palavra e pelo Pão da Vida. Estamos com o Criador que nos dá a graça necessária para continuarmos a amar Deus e aos outros. A oração é parte do plano paroquial de fazer discípulos-missionários.
Fazer-se seguidor de Jesus é ser seu discípulo. Isto é, alguém que está com o Mestre para aprender. Quando deixamos de aprender, deixamos de ser discípulos e estagnamos na vida espiritual. Esperamos que cada paroquiano (também os elementos das várias equipas, movimentos, ministérios e grupos e sacerdotes) se comprometa a participar, ao menos uma vez ao ano, em algum momento de formação.
Jesus veio para servir e não para ser servido: esta é a essência da vida de qualquer cristão. A Igreja não é saudável quando se esquece desta verdade. Somos chamados a servir comunitariamente, como Igreja, e não individualmente. Acreditamos que cada paroquiano, sem exceção, tem algo a oferecer e é chamado ao ministério. A Paróquia divulgará os ministérios onde existem vagas, aos quais os paroquianos se podem candidatar, tendo em atenção o perfil esperado, a descrição do serviço e as expetativas existentes. Todos os paroquianos que servem sabem o que é esperado deles.
A Igreja é uma comunidade de crentes e não um conjunto de indivíduos anónimos que se reúnem uma hora por semana. A comunidade existe quando somos de facto responsáveis uns pelos outros. Esperamos que cada paroquiano faça a sua parte na relação com os irmãos da Paróquia e experimente os pequenos grupos.
Esperamos que os paroquianos deem com generosidade, em proporção ao que receberam de Deus. Não fazemos donativos para cumprir as necessidades básicas ou pagar contas. Damos em sinal de gratidão a Deus. E quanto mais recebemos, mais damos para o Reino de Deus, para ajudar os pobres e empreender programas para ajudar as pessoas a crescer. Estas ofertas semanais, feitas on-line ou nos locais de culto, são uma parte fundamental da nossa oração.
A nossa Paróquia está em renovação constante e a fazer discípulos-missionários. O nosso convite é que todos os paroquianos entrem no “Plano de Jogo”, o “Game Plan”! Acreditamos que este processo ajudará a tornar realidade a Visão da Paróquia e a revitalizar a Igreja, sob o poder do Espírito Santo. A grande esperança é que cada pessoa tenha um encontro transformador com Jesus e que “a Paróquia esteja realmente em contato com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos; que volte a ser uma Comunidade de Comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário” (Papa Francisco)
Input your search keywords and press Enter.