És novo na nossa Paróquia?

Este é o melhor lugar para começar.

Muitas pessoas não vivem a vida para a qual foram criadas. Na Paróquia de Palhais/Santo António, ajudamos as pessoas a crescer na sua fé, para que possam viver segundo o sonho que Deus tem para cada um.

E temos todo o prazer em dizer-te que somos diferentes. Somos uma Comunidade que tem Jesus Cristo como centro. Quem é Jesus? Aqui vais conhecê-l’O melhor e entrar em amizade com Ele.

Nesta Paróquia não serás julgado, nem condenado. Não vamos olhar para a roupa que vestes, nem para as tuas escolhas políticas. Não vamos apontar-te o dedo se tiveres duvidas sobre Deus.

A nossa Paróquia é feita de pessoas imperfeitas com histórias inimagináveis! Caminhamos juntos, para melhor!

Não te preocupes com o teu passado ou com questões sobre Deus e a fé. Aqui vais encontrar o amor, a graça e o perdão de Jesus.

Estamos todos de braços abertos para te acolher como parte da nossa família!

E como prova de amizade e alegria, queremos oferecer-te um pequeno presente. Por favor, preenche o seguinte formulário:

Aqui estão as informações essenciais para quem acabou de chegar:

Perguntas frequentes

Divorciado. Pai solteiro. Mãe solteira. Rebelde. Criminoso. Homossexual. Transexual. Ateu. Cético. Pecador. Etc.

Todos são bem-vindos na Paróquia de Palhais/Santo António. Vem tal como és, não precisas de máscaras para seres aceite por Jesus!

A nossa Paróquia é um hospital para pecadores, não um hotel para santos. Somos uma Paróquia imperfeita, para gente imperfeita. Temos um lugar para todos, porque todos são amados por Deus. Independentemente da tua situação (que não nos cabe julgar como pecado ou imperfeição), aqui é a tua casa!

Se quiseres conhecer melhor a Paróquia vê a página Sobre Nós.

É verdade: o estacionamento não é o nosso melhor. Talvez tenhas de estacionar a uns metros de distância, mas caminhar faz bem, não é?

Depois, é só entrar no edifício, cumprimentar as pessoas com um grande sorriso e procurar um lugar onde te possas sentar e aguardar o começo da celebração. Para te ajudar, temos aqui o ritual interativo da missa.

As igrejas de Palhais, Santo António da Charneca e a Capela do Cemitério da Vila Chã estão abertas praticamente durante todo o dia. São espaços onde podes entrar e ficar à vontade, a sentir a presença de Deus no silêncio.

As crianças são bem-vindas nas igrejas desta Paróquia. Gostamos de sentir a sua alegria e de escutar a sua participação. É belo escutar as tentativas dos mais novos em cantar ou responder na missa. Traz toda a tua família à festa da família de Jesus!

Queremos que o termo “celebração” seja isso mesmo, uma “celebração”. Em princípio, cada eucaristia dura 60 minutos, por vezes é menos, outras vezes é mais. Queremos que todos se sintam bem, em família.

Às vezes, há um pequeno lanche no final da celebração. Outras vezes, o sacerdote dialoga com as pessoas durante a mesma. Os cânticos, os momentos de adoração, os silêncios, as dinâmicas… há muitos fatores que podem fazer que a missa dure menos ou mais tempo. O importante é estarmos conscientes de que é tudo para o Senhor do Tempo, não para nós! Batizados, casamentos e funerais podem durar até 30 minutos.

Não precisas de preocupar-te. Não vens para assistir ou participar numa passagem de modelos. Nem vens para um festa com dress code.

A maior parte das pessoas veste roupa casual. Outras trazem fato e gravata, porque sabem que a eucaristia é uma celebração mais importante que um casamento. O essencial é que estejas confortável e não perturbes as outras pessoas por vires com casacos muito grandes ou com pouca roupa.

Se quiseres dar um passo e tornares-te cristão ou se tiveres muitas perguntas a colocar, o Alpha é para ti. Todos são bem-vindos. Para mais informações, visita a página do Alpha. Sobre batismos, podes ver aqui. Outros sacramentos, como Confirmação, Eucaristia e Matrimónio, dá aqui uma vista de olhos.