Paróquia de Palhais/Santo António

És novo na nossa Paróquia?

Muitas pessoas não vivem a vida para a qual foram criadas. Na Paróquia de Palhais/Santo António, ajudamos as pessoas a crescer na sua fé, para que possam viver segundo o sonho que Deus tem para cada um.

E temos todo o prazer em dizer-te que somos diferentes. Somos uma Comunidade que tem Jesus Cristo como centro. Quem é Jesus? Aqui vais conhecê-l’O melhor e entrar em amizade com Ele.

Nesta Paróquia não serás julgado, nem condenado. Não vamos olhar para a roupa que vestes, nem para as tuas escolhas políticas. Não vamos apontar-te o dedo se tiveres duvidas sobre Deus.

A nossa Paróquia é feita de pessoas imperfeitas com histórias inimagináveis! Caminhamos juntos, para melhor!

Não te preocupes com o teu passado ou com questões sobre Deus e a fé. Aqui vais encontrar o amor, a graça e o perdão de Jesus.

Estamos todos de braços abertos para te acolher como parte da nossa família!

E como prova de amizade e alegria, queremos oferecer-te um pequeno presente. Por favor, preenche o seguinte formulário:

Aqui estão as informações essenciais para quem acabou de chegar:

Perguntas frequentes

Divorciado. Pai solteiro. Mãe solteira. Rebelde. Criminoso. Homossexual. Transexual. Ateu. Cético. Pecador. Etc.

Todos são bem-vindos na Paróquia de Palhais/Santo António. Vem tal como és, não precisas de máscaras para seres aceite por Jesus!

A nossa Paróquia é um hospital para pecadores, não um hotel para santos. Somos uma Paróquia imperfeita, para gente imperfeita. Temos um lugar para todos, porque todos são amados por Deus.

Se quiseres conhecer melhor a Paróquia, convidamos-te a ver o curso “Bem-vindo a Casa”.

É verdade: o estacionamento não é o nosso melhor. Talvez tenhas de estacionar a uns metros de distância, mas caminhar faz bem, não é? Depois, é só entrar no edifício, cumprimentar as pessoas com um grande sorriso e procurar um lugar onde te possa sentar e aguardar o começo da celebração. Para te ajudar, temos aqui o ritual interativo da missa. As igrejas de Palhais, Santo António da Charneca e a Capela do Cemitério da Vila Chã estão abertas praticamente durante todo o dia. São espaços onde podes entrar e ficar à vontade, a sentir a presença de Deus no silêncio.
As crianças são bem-vindas nas igrejas desta Paróquia. Gostamos de sentir a sua alegria e de escutar a sua participação. É belo escutar as tentativas dos mais novos em cantar ou responder na missa. Traz toda a tua família à festa da família de Jesus!

Queremos que o termo “celebração” seja isso mesmo, uma “celebração”. Em princípio, cada eucaristia dura 60 minutos, por vezes é menos, outras vezes é mais. Queremos que todos se sintam bem, em família.

Às vezes, há um pequeno lanche no final da celebração. Outras vezes, o sacerdote dialoga com as pessoas durante a mesma. Os cânticos, os momentos de adoração, os silêncios, as dinâmicas… há muitos fatores que podem fazer que a missa dure menos ou mais tempo. O importante é estarmos conscientes de que é tudo para o Senhor do Tempo, não para nós! Batizados, casamentos e funerais podem durar até 30 minutos.

Não precisas de preocupar-te. Não vens para assistir ou participar numa passagem de modelos. Nem vens para um festa com dress code.

A maior parte das pessoas veste roupa casual. Outras trazem fato e gravata, porque sabem que a eucaristia é uma celebração mais importante que um casamento. O essencial é que estejas confortável e não perturbes as outras pessoas por vires com casacos muito grandes ou com pouca roupa.

Se quiseres dar um passo e tornares-te cristão ou se tiveres muitas perguntas a colocar, o Alpha é para ti. Acontece num ambiente online, via Zoom, e qualquer pessoa pode juntar-se a nós a partir do conforto da sua casa. Para mais informações, visita a página do Alpha. Sobre batismos, podes ver aqui.