Dia do Consagrado

Na passada sexta-feira, dia 02 de fevereiro, celebrou-se a Festa da Apresentação do Senhor, dia dedicado à Vida Consagrada. O dia foi assinalado com um encontro dos consagrados da Diocese de Setúbal, na Paróquia de Palhais/Santo António, confiada aos Passionistas.

Promovido pelo Secretariado Regional de Setúbal da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), o programa iniciou-se ao final da tarde, com Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas 18h. Em seguida, D. José Ornelas, o Bispo diocesano, presidiu à Eucaristia.

Na homilia, o Bispo de Setúbal sublinhou o “grande contributo” que os consagrados dão à vida da Igreja diocesana nos mais diferentes serviços. “Os consagrados são, no mundo, sinal do carinho de Deus que de outra forma o mundo não teria, e na nossa Diocese de forma particular, nos serviços que vão assumindo das variadas áreas. Os consagrados são pessoas felizes, que cumprem a vontade de Deus e levam a Boa Nova ao mundo, que se tornam dom para os outros, que multiplicam a alegria e a vida”, assinalou.

D. José Ornelas destacou, ainda, a fidelidade a Deus a que cada um dos consagrados é convidado: “Os consagrados têm que ser gente fiel a Deus, que é bom e poderoso, também nos defeitos de cada um – afirmou – Não somos fiéis porque somos bons, mas porque Deus nos toma e nos deita a mão. Hoje, é este o testemunho que damos. Louvemos a Deus pela vida consagrada e peçamos-Lhe que nos ajude a sermos gente ativa, que crê e aceita, e está disponível para dizer sempre: ‘Senhor, a Tua vontade seja feita na minha vida’”.

Este encontro contou ainda com a presença de um grande número de fiéis da comunidade paroquial de Palhais/Santo António, tendo sido animado pelos jovens da paróquia, Life Teen.

Anabela Sousa, Diocese de Setúbal