Paróquia de Palhais/Santo António

Dia Fora Alpha

No dia 01 de março, cerca de 100 pessoas de Palhais/Santo António viveram um dia intenso de oração, convívio, partilha e experiência de Deus, no Santuário do Cristo Rei, Almada. A Paróquia organiza estes dias de retiro, três vezes por ano. Por regra, os participantes nunca repetem. O número de participantes continua a aumentar e aparecem pessoas de outras paróquias. A situação não é normal, mas é só um dos sinais da presença de Deus no Curso Alpha. O dia de retiro Alpha é sempre uma experiência inesquecível para todos e o ponto de viragem e de conversão nas vidas de muitas pessoas.

O Curso Alpha acontece três vezes por ano na Paróquia de Palhais/Santo António. O Alpha consiste numa série de sessões onde as pessoas comem, assistem a uma palestra e discutem as suas opiniões em pequenos grupos. Um modelo simples, mas com muitos frutos.

O famoso aventureiro Bear Grylls ou o ex-Primeiro Ministro britânico Tony Blair, são alguns dos nomes de pessoas que fizeram Alpha na sua vida. “O Curso Alpha é, provavelmente, a coisa mais interessante e incrível que está a acontecer no nosso mundo cristão”, afirmou Tony Blair.

Desde a sua criação, em Londres, o Alpha espalhou-se pelas igrejas cristãs de todo o mundo. O pregador do Papa, Frei Raniero Cantalamessa, é uma das caras do Curso Alpha. Também o Papa Francisco já referiu algumas vezes o Alpha nos seus discursos.

O Curso Alpha é uma bênção para a Igreja do século XXI. Um relatório feito em parceria pela Universidade de St. Mary, do Reino Unido, e o Institut Catholique de Paris, em França, duas das mais importantes universidades católicas da Europa, e divulgado em 2018, mostra que 42% dos jovens portugueses entre os 16 e os 29 anos não se identifica com nenhuma religião. No que toca aos restantes 58%, a esmagadora maioria professa o Cristianismo, materializado sobretudo na Igreja Católica, mas mais de metade destes admite que não frequenta regularmente a missa nem tem por hábito rezar. No caso dos adultos, a situação é bastante semelhante, sendo a religião mais professada a dos “católicos não praticantes”.

Em tempos de declínio, o cristianismo ganha uma nova força com o Curso Alpha. Quem experimenta o Curso Alpha fica, na maioria das vezes, fã do modelo. As pessoas convidam os amigos, e os amigos vão. Enquanto comem e convivem, Jesus é-lhes apresentado de forma renovada, com palavras atuais. À mesa, as pessoas ligam-se umas às outras e podem discutir e falar com liberdade, sem pressões ou doutrinas pesadas.  Cada ponto de vista é aceite, cada pessoa é amada, escutada e acolhida.

O Curso Alpha é a proposta que a Paróquia de Palhais/Santo António apresenta e defende como essencial para a conversão dos crentes e dos não crentes. No Alpha falam-se das questões básicas do Evangelho. As pessoas têm sede de Deus; só precisam de uma oportunidade para explorar isso. O Alpha é a oportunidade. Pode não trazer pessoas de volta às missas ou pode não trazer adultos para o batismo. Mas, no final do percurso Alpha, as pessoas conhecerão melhor Jesus e terão um forte grupo de amigos.

O Curso Alpha está a transformar igrejas cristãs em todo o mundo e paróquias católicas. Porque, traz as pessoas para Jesus, para uma nova ou renovada relação de amor. Transformam-se vida. Vidas transformadas, transformam o mundo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email