Paróquia de Palhais/Santo António

E+Enovar 18

A diretora-executiva do Alpha Portugal, Isabel Gaspar, diz que é precisa uma “nova liderança na Igreja Católica”, que consiga chegar de forma mais eficaz às pessoas e a um contexto marcado pelo “decréscimo da prática cristã”.

“Hoje já existem lideranças, já existem estruturas, mas é preciso inovar em modos de estar, de evangelizar, são precisos novos métodos para transmitir a Boa Nova a um mundo que cada vez mais não quer saber de religião, que cada vez mais não quer saber do cristianismo”, sustenta Isabel Gaspar.
Duas paroquianas acompanhadas pelo Pároco, participaram na conferência nacional Enovar 18, em Coimbra.

No programa do evento estavam oradores como o presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, João Pedro Tavares; o sacerdote canadiano James Mallon, o pastor Evangélico Alfonso Cherene, o padre francês Jean-Hubert Thieffry e o padre espanhol José Maria de Lamadrid.

Para Isabel Gaspar, a Igreja Católica precisa “muito” de uma nova geração de líderes, capazes de falar “para dentro” mas sobretudo para fora, para a “sociedade”, em “cada meio onde as pessoas estão inseridas, no trabalho, na família”.

“Há muita gente a querer fazer esta experiência de encontro com Cristo mas precisam de alguém que os encaminhe, que os oriente para chegar lá”, aponta aquela responsável.

Os Cursos Alpha nasceram em Londres, no Reino Unido, no meio da Igreja Anglicana para propor as bases da fé cristã ao homem moderno afastado da Igreja e da sua proposta. Em Portugal, estas iniciativas começaram no ano 2000, no Arciprestado de Cantanhede, Diocese de Coimbra, e estão atualmente a desenvolver-se um pouco por todo o país.

Com uma configuração tipicamente de primeiro anúncio, os cursos Alpha estão hoje disseminados um pouco por todas as denominações cristãs, sobretudo na Igreja Católica. Os Cursos Alpha são vistos atualmente pela Igreja Católica como uma boa oportunidade para as paróquias se renovarem e já têm sido alvo de reflexão e abordagem por parte de várias dioceses e conferências episcopais.

(notícia baseada num artigo da Agência Ecclesia)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email