Paróquia de Palhais/Santo António

Festas da Penalva

A chuva deu tréguas e a Festa de Nossa Senhora de Fátima e S. Pedro de Alcântara realizou-se na Penalva (Paróquia de Palhais/Santo António), no domingo, 8 de maio.

A Capela revelou-se pequena para acolher as dezenas de pessoas que participaram na Eucaristia onde os mais novos receberam a Primeira Comunhão, professaram solenemente a sua fé e festejaram outros passos da Catequese.

No sermão, o Pároco saudou os paroquianos que estava a ver por primeira vez, a maioria por não participar na Eucaristia dominical. Deu-lhes as boas vindas com esperança que a sua fidelidade comece a surgir, pois “Deus está sempre à espera do primeiro passo e hoje pode ser o vosso primeiro passo”, afirmou. Recordou ainda que “há pessoas magras que comem pouco por acharem que estão com excesso de peso, como também há pessoas que não se alimentam de Deus por pensarem que não precisam”.

Utilizando uns sapatos de bebé, questionou as crianças e jovens acerca do crescimento físico e espiritual.

De facto, “há cristãos com cabelo branco, mas com uma fé de criança pequena; Cristãos cuja fé não acompanhou o crescimento físico. Assim, facilmente, encontramos adultos com atitudes de criança: rivalidades entre grupos, queixinhas ao pároco, pouco perdão, vingança, pouca preparação, certa superstição…”, disse o pregador.

No final, pediu aos mais pequenos para falarem de Jesus em casa e serem catequistas dos próprios pais e padrinhos.

A procissão saiu à rua, com os diversos Santos da Capela em andores decorados por habitantes da Penalva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email