Paróquia de Palhais/Santo António

Plano de desconfinamento

Neste momento, a missão da Paróquia é, em primeiro lugar, fazer discípulos-missionários que amam Deus e os outros, levar a esperança às pessoas, e a certeza de que Deus está no controlo de todas as coisas.

A Paróquia aconselha as pessoas a manterem-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias e imprudentes. Aconselha toda a comunidade de fé, bem como a população em geral a seguir TODAS as recomendações das autoridades competentes.

O Pároco de Palhais/Santo António com a Equipa de Liderança, e após consulta dos Conselhos de Pastoral Paroquial, na linha das Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (08 maio 2020), da Diocese de Setúbal (16 maio 2020), em diálogo com alguns profissionais de saúde, decidiram manter medidas muito difíceis, mas importantes para proteção da Vida. Todos somos agentes de saúde pública e há alturas em que é necessário ter a coragem de tomar medidas pouco populares, mas necessárias para conter o vírus, pelo bem de todos. É isso que a Paróquia tem em mente.

Simultaneamente, uma vez que é uma Paróquia socialmente responsável, reduzir comportamentos que podem comportar riscos, diretos ou indiretos.

Assim, a Paróquia preparou um documento, sempre em atualização, sobre as diferentes fases do desconfinamento, disponível em paroquia.pt.

O culto é permitido a partir de 30 de maio. No entanto, a Paróquia de Palhais/Santo António estará atenta às experiências de outras paróquias e igrejas. Por esse motivo, as igrejas da Paróquia de Palhais/Santo António abrem as portas a 6 de junho. A data pode ser adiada, caso não estejam asseguradas as condições de segurança e higiene exigidas.

A capacidade dos vários locais de culto da Paróquia foram reduzidos, para permitir que exista distância de segurança entre todos (2 metros).

Para participar na Eucaristia dentro da igreja, é recomendado fazer reserva de lugar e estar à porta da igreja até 10 minutos antes da celebração. No caso de existirem lugares vagos, é possível entrada sem reserva. O uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de permanência no interior. Não é possível tocar em imagens e pede-se cuidado nas caixas de esmolas.

Não é possível participar na Eucaristia em dois domingos seguidos, para dar oportunidade a outras famílias.

As Equipas de Acolhimento e Limpeza farão que tudo corra bem e em segurança para todos.

A reserva de lugar é feita em paroquia.pt

As portas digitais continuam abertas para as celebrações, sempre ao domingo às 11h00 (e repetição às 15h45, 17h30, 19h00 e 22h00) em direto.paroquia.pt. Haverá um encontro temático a meio da semana, todas as quartas às 21h00 e oração todas as quintas às 07h00.

Os encontros de crianças, adolescentes e jovens e os Cursos Alpha continuam on-line. Muito em breve, vai ser anunciado um novo Curso Alpha On-line, ainda no mês de junho. O Curso Alpha é a ferramenta utilizada pela Paróquia de Palhais/Santo António que ajuda as pessoas a conhecer melhor Jesus e a iniciar um caminho de vida com Ele.

Centenas de vidas são transformadas na Paróquia. Desde março, foram feitas quase 6000 ligações na plataforma de comunicações Zoom; ligações na área da primeira evangelização.

A Paróquia recomenda que as pessoas que se sintam mal, com tosse, febre, dor de cabeça, ou pertençam a grupo de risco, fiquem em casa.

Os doentes e idosos podem receber a comunhão em casa e a confissão, devendo contactar a Paróquia (21 803 9435).

Em nenhum caso se pode permitir que a festa e o encontro dos irmãos se transformem em focos de perigo, doença ou morte. Mas também não queremos que o medo nos impeça de viver e de celebrar.

As orientações da Paróquia de Palhais/Santo António pretendem mesmo isso: contar com a responsabilidade e a boa vontade de cada um, para que, na oração, no canto, na escuta da Palavra e na partilha do Pão, todos possam encontrar-se com Deus, o Senhor da Igreja e com os outros irmãos.

O plano de desconfinamento encontra-se aqui

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email