Quaresma na Paróquia

Nesta quaresma, a Paróquia de Palhais/Santo António desafia os paroquianos a fazer um caminho de conversão e renovação. As homilias deste tempo de oração e penitência, a partir do texto sagrado, apresentam estratégias e meditações que fazem com que os paroquianos se mantenham no caminho de renovação divina. Junta-se um breve texto, distribuído a todos os fiéis, com algumas questões para ajudar à conversão e saída da pastoral de manutenção. Na página de Facebook da Paróquia são colocadas frases todos os dias. No dia 31 de março haverá uma apresentação de textos de quaresma, com acompanhamento musical do pianista Ruben Alves, na Igreja de Palhais a partir das 15h30. Além disto tudo, foram distribuídas mais de 1000 pagelas com uma oração para a quaresma.

Relativamente aos temas semanais, na primeira semana de Quaresma, a Paróquia refletiu nas tentações de Jesus e na tentação da Paróquia que é perder o foco da Missão (“fazer discípulos”).

Na segunda semana, a Paróquia reflete na fé de Abraão que o levou para fora da “zona de conforto”, deixando para trás aquilo que não funcionava.

Na terceira semana, a mensagem dominical focar-se-á na vocação de Moisés e na vocação da Paróquia Ambos chamados a ir ao encontro do povo que sofre e ao serviço.

O filho pródigo será destaque na quarta semana de Quaresma, dando-se destaque à centralidade da Missão da Igreja em vez da manutenção dos seus membros.

Por fim, na quinta semana, os sacerdotes irão recordar (e recordar-se) que Deus é um Deus do tempo presente que está a fazer algo novo no nosso tempo e na nossa geração, utilizando o texto de Isaías 43 da primeira leitura.

A Paróquia de Palhais/Santo António, no Barreiro, é uma das 47 paróquias da rede da Renovação Divina, orientada pelo Padre James Mallon.

A mensagem da “Renovação Divina” está a ressoar no coração de milhares de párocos e leigos um pouco por todo o mundo. Inspirou e motivou centenas a entrar em ação e a procurar ajuda para a transformação das comunidades católicas, no espírito da renovação iniciada há mais de 50 anos no Vaticano II.

No passado mês de fevereiro foi lançada a tradução portuguesa do livro “Renovação Divina”, ancorado nos ensinamentos da Igreja e com muitas ideias práticas, um verdadeiro mnual para a renovação desejada por tantos corações, providenciando inspiração, tanto para os párocos como para as paróquias.