Paróquia de Palhais/Santo António

Senhor, a tua Igreja está doente

“Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto-preservação.” (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 27)

Ao longo de várias semanas e sessões, em todos os espaços da Paróquia de Palhais/Santo António, foi apresentado o tema “Senhor, a tua Igreja está doente”.

Às várias dezenas de participantes ficou claro que algo tem de ser feito na Comunidade Paroquial, uma vez que se está a manter uma igreja de rituais e tradições, em vez de ser apostar em ser discípulos e missionários, como Jesus pediu. Esta crise de identidade que a Igreja está a viver dá origem a outras crises (igrejas vazias, igrejas sem casamentos, igrejas sem padres, igrejas em ruínas, …). Há mais de 50 anos que os Papas alertam para esta situação. Pouco tem sido feito, como alerta o Papa Francisco.

Nos 50 anos de Paróquia, o rumo começa a ser mudado, para uma opção de Igreja mais viva, com novos métodos de evangelização ou, como diria João Paulo II, “nova evangelização”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email