Senior Leadership Team (SLT)

Uma Equipa de Liderança Sénior (Senior Leadership Team, SLT) na paróquia é um grupo composto por quatro a seis membros que partilham a responsabilidade pelo sucesso e crescimento da paróquia juntamente com o pároco. Embora reconheçam e respeitem a autoridade do pároco, estes membros ajudam-no a fazer o necessário para tornar a paróquia um lugar extraordinário.

Composição da SLT

Os membros da SLT são selecionados não apenas com base nas suas áreas de responsabilidade, mas também pela sua maturidade, confiabilidade, influência e capacidade de participar em conversas estratégicas. Eles devem ter uma visão geral da paróquia, estando dispostos a intervir em áreas críticas que necessitam de atenção, frequentemente sem aviso prévio. A equipa pode incluir membros chave do pessoal ou voluntários que supervisionam áreas importantes, e em muitos casos, um sacerdote assistente.

Na Paróquia de Palhais/Santo António, a SLT é composta pela Dina, Francisco e Guilherme, além do pároco. Cada um deles tem uma zona de trabalho definida, abrangendo diferentes grupos, movimentos e ministérios. A Dina trabalha com o ministério da missão (na sua maioria, grupos litúrgicos). O Guilherme com os grupos de apoio à missão. E o Francisco com os grupos de evangelização e discipulado (formação). Esta Equipa é equilibrada, confiável e comprometida com a visão da paróquia, capaz de enfrentar desafios e promover um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Objetivo da SLT

A principal função da SLT é apoiar o pároco na tomada de decisões chave e liderar a paróquia rumo à sua visão. Esta equipa é constituída por pessoas escolhidas especificamente para esta tarefa, sendo possível que algumas pessoas fiquem descontentes por não serem incluídas. É importante explicar-lhes a razão para a criação da nova equipa e incentivá-las a apoiar a Igreja de outras formas.

Francisco

Dina