Paróquia de Palhais/Santo António

QUEM É

Jesus

QUEM É

Jesus

O que é ser cristão? O que estava a pensar Deus quando te criou? O que quer Ele de ti?

Talvez tenhas sido batizado em bebé. Talvez tenhas ido à catequese. Talvez tenhas deixado tudo na adolescência, juventude.

Talvez hoje, sintas um vazio na tua vida. Qual o sentido da vida?

Nós temos umas respostas.

Foste criado por Deus, para viver uma intensa relação com Ele.

Deus criou-te, conhece-te e ama-te intensamente. És para Ele um filho e ele nunca deixará de amar-te.

Ele criou-te intencionalmente; não és fruto do acaso!

Vejam com que amor o Pai nos amou, a ponto de sermos chamados filhos de Deus! E somos seus filhos realmente! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que não conhece a Deus.

Deus tem planos para a tua vida

Ele destinou-nos para sermos seus filhos por meio de Cristo, conforme era seu desejo e vontade,

Deus é amor. Ele é bom e tu estás no seu coração. Deus é de confiança e quer o teu bem.

Pois eu sei os planos que tenho para vós. São planos de prosperidade e não de desgraça, planos que se concretizarão num futuro de esperança.

Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano.

Saberes quem és para Deus, trará à tua vida liberdade e segurança. Viver em relação com Deus é viver próximo da fonte infinita do amor, da força, da sabedoria e da esperança. O relacionamento com Deus traz propósito, direção e ajuda para todas as áreas da tua vida!

Mas… o pecado estragou a relação com Deus!

O relacionamento de amor para o qual fomos criados foi estragado. Algo se meteu entre Deus e nós: o pecado. Todos nós pecámos e afastámo-nos de Deus nas coisas que fizemos ou deixámos de fazer (vê Romanos 3,23).

O pecado tem consequências reais. Prejudica o nosso relacionamento com Deus, com os outros e com nós próprios. Pode trazer a culpa, o vazio e o sentimento de estar longe de Deus. À medida que o pecado rompe o nosso relacionamento com Deus, ele deixa-nos perdidos e sem esperança. Afastar-se de Deus é doloroso e causa sofrimento real (desespero, não conhecer o nosso valor, não sabermos quem somos, abuso, egoísmo, ganância, usar os outros, mentir, matar, adultério…).

O pecado pode ter uma consequência ainda pior. Como somos livres, podemos dar um “não” final e definitivo ao amor de Deus.

Mas… Deus não desistiu de nós!

Deus ama-nos tanto que não aguentou que nos separássemos dEle. Por isso, enviou o seu Filho Jesus para restaurar o nosso relacionamento com Deus.

Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Não foi para condenar o mundo que Deus lhe enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele.

Quando Jesus foi pregado na cruz, levou sobre si todas as consequências dos nossos pecados e, ao ressuscitar dos mortos, trouxe-nos uma vida nova. Só Jesus restaura o nosso relacionamento com Deus e preenche o vazio causado pelo pecado. É por isso que ele diz:

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim.

Que podes fazer?

Quem deixa entrar Cristo, nada perde, nada absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana… não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira. (Papa Bento XVI )

Olha que eu estou a bater à tua porta. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa, janto com ele e ele comigo.

Jesus deseja estar no centro da tua vida

Quer tenhas estado perto ou longe dele no passado, ele espera que hoje lhe abras a porta. Olha para a seguinte oração:

Querido Jesus, estou a orar esta oração porque sei que errei a viver sem Ti. Estou arrependido e confio que Tu me perdoas. Sei que me conheces e me amas. Aceito o Teu amor e graça por mim e peço que Sejas o meu Senhor. Ajuda-me a acreditar em Ti e a amar-Te todos os dias. Abro-te as portas da minha vida e aceito-te como meu Senhor e Salvador. Amém.

Se esta oração fizer sentido para ti, se queres que Jesus seja o centro da tua vida, aproveita para dar um passo na fé e rezá-la com o coração.

A Comunidade de fé, a tua Paróquia, ajudar-te-á a fortaleceres e aprofundares no relacionamento com Jesus

A Comunidade de fé, a tua Paróquia, ajudar-te-á a fortaleceres e aprofundares no relacionamento com Jesus

Jesus deixou a Igreja na terra, um movimento de pessoas chamadas a trazer Deus ao mundo e orientadas pela Palavra e pelos pastores (ver Lucas 10,16). Estamos sob a autoridade do apóstolo Pedro e dos seus sucessores: Pedro recebeu as chaves do reino dos céus (Mateus 16,18-19).

Embora possa existir alguma verdade, ou mesmo muita verdade, noutros movimentos (noutras igrejas, comunidades) – a Igreja Católica contém a plenitude da verdade (1 Timóteo 3,15).

Se quiseres aprender mais sobre a fé católica, convidamos-te a visitar-nos. Poderás iniciar pelo Curso Alpha e passar pelo curso Catolicismo. Serás convidado a experimentar os pequenos grupos e a celebrar em comunidade. Ser parte deste movimento de pessoas – a Igreja – é uma bonita experiência, transformadora de vidas.

Podes confessar os teus pecados e fazer as pazes com Deus!

Jesus deu à Igreja sete sinais poderosos da graça e da sua presença, conhecidos como os sacramentos. Um deles é o chamado sacramento da Reconciliação. Foi estabelecido por Jesus quando deu aos seus apóstolos o poder de perdoar pecados:

Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebam o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoarem os pecados, são perdoados; e àqueles a quem não os perdoarem, não lhes são perdoados»

Neste sacramento, confessamos os nossos pecados a um sacerdote e recebemos o dom do perdão de Deus, que nos traz a liberdade e a vida nova. Na paróquia temos confissões quase todos os dias. Experimenta!

O Senhor diz: «Venham! Vamos discutir este assunto! Mesmo que os vossos pecados tenham a cor escura da púrpura hão de ficar brancos como a neve; mesmo que sejam vermelhos como escarlate, ficarão claros como lã.

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal.

Como crescer no
relacionamento com Deus

ORAÇÃO

Fala com Deus todos os dias através da oração;

Se não sabes como rezar, sugerimos que vejas esta página e experimentes o curso Alpha;

Lê a Bíblia todos os dias, a começar no Novo Testamento (podes descarregar esta APP)

Pensa nas seguintes passagens bíblicas:
“Se me procurares de todo o coração, vou permitir que me encontres” (ver Jeremias 29,13)

“Põe a tua vida nas mãos do Senhor, confia nele e ele te ajudará.” (Salmo 37, 5)

“a todos quantos o receberam, aos que creem nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” (João 1,12)

“Olha que eu estou a bater à tua porta. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa, janto com ele e ele comigo.” (Apocalipse 3,20)

“Vão ao encontro de Deus e ele virá ao vosso encontro” (Tiago 4, 8)

bible-book

SACRA MENTOS

Pede o batismo.

Procura a Comunidade todos os domingos e celebra a Eucaristia.

Procura a confissão.

workgroup

AMIZADES E SERVIÇO

Torna-te amigo de outras pessoas que têm um relacionamento vivo com Jesus.

Envolve-te na paróquia.

Experimenta o Curso Alpha.

Partilha os teus dons com os outros!

Lembra-te: a tua existência não é fruto do acaso, nem de um acidente. Deus decidiu dar-te a vida, então, por que não agradecer-Lhe, e responder-Lhe com amor? Viver uma vida próxima dEle, escutando-O e respondendo. Procurar outros e fazer caminho em Comunidade de fé, na Paróquia. Estamos contigo! Bem-vindo à Paróquia de Palhais/Santo António.

"Não sou cristão, mas sinto que quero conhecer melhor o cristianismo. Vou experimentar o Alpha"